terça-feira, 6 de março de 2012

Igreja organiza faxinaço em Pau da Lima

O bairro de Pau da Lima em Salvador vai amanhecer no dia 21 de setembro com um faxinaço promovido pela Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Os fiéis junto com os agentes comunitários de saúde do bairro e um grupo de catadores de material reciclável tomarão as ruas para recolher o lixo acumulado e lavar as vias. A concentração será às 8h na Tabela de onde o mutirão de limpeza segue até o fim de linha de Pau da Lima. A atividade é um desdobramento das ações da Campanha da Fraternidade 2011, que refletiu o tema: Fraternidade e a Vida no Planeta.

Para a iniciativa a empresa responsável pela limpeza urbana de Salvador vai disponibilizar três caminhões de lixo e 60 homens para atuarem no bairro na limpeza de encostas e ruas. Os recicladores, terminologia usada no projeto de reciclagem da paróquia para identificar os catadores de lixo, farão todo o percurso recolhendo o material que pode ser aproveitado.

A idéia é transformar em jardins os espaços que hoje acumulam lixo.“Ratos, mosquitos da dengue e córregos entupidos são conseqüências do lixo. Vamos limpar, lavar as áreas e promover o plantio de árvores”, explica padre Jorge Brito, pároco de Nossa Senhora Auxiliadora.

As escolas do bairro também estão sendo mobilizadas e nos dias que antecedem a limpeza acontecerão palestras e apresentações de vídeos sobre o destino correto para o lixo. Na véspera do mutirão a comunidade será convidada a colocar nas portas das casas além do lixo, móveis velhos que também serão recolhidos. Os recicladores, terminologia usada no projeto de reciclagem da paróquia para identificar os catadores de lixo, farão todo o percurso recolhendo o material que pode ser aproveitado.

O lixo em Pau da Lima – O bairro se desenvolveu próximo ao aterro de Salvador e tem um longo histórico de famílias que vivem da reciclagem “Com a Campanha da Fraternidade deste ano, fomos olhando as necessidades do bairro e fundamos um grupo de recicladores. Depois trabalhamos com a comunidade para separa o lixo reciclável e junto com a empresa de limpeza regularizamos os horários de coleta. Agora, vamos atuar nos locais em que o povo coloca indevidamente o lixo”, explica Pe. Jorge.

O Viver Melhor é um grupo de recicladores acompanhado pela paróquia. Eles participam de atividades formativas para trabalharem com segurança e também ganharam equipamentos como luvas e contêiner para recolherem os recicláveis.

http://www.arquidiocesesalvador.org.br/noticias/igreja-promove-faxinaco-em-pau-da-lima/

Nenhum comentário:

Postar um comentário